Base: Texturas e Tons ideiais a cada Tipo de Pele

Da mesma maneira que os tratamentos cosméticos são elaborados respeitando a natureza de cada tipo de pele, alguns produtos de maquiagem também são mais específicos e indicados para determinados tipos.

Os principais itens que você deverá escolher com mais atenção de forma a respeitar o seu tipo de pele são a base, o corretivo e o pó. Veja abaixo:

Pele Seca: Quem possui esse tipo de pele deve optar pelas bases líquidas hidratantes ou bases cremosas. O corretivo também deverá ser cremoso. O ideal é evitar o uso de pó facial ou limitá-lo apenas à zona T, além de aplicá-lo sempre com um pincel macio para não sobrecarregar demais a pele com o produto.

Pele Oleosa: Pessoas com pele oleosa devem fazer uso das bases líquidas livres de óleo ou bases 2 ou 3 em 1 que já possuem efeito de pó, portanto são mais sequinhas. O corretivo deverá ser líquido e o Pó pode ser usado em todo o rosto.

Pele Normal: A pele normal pode optar por praticamente todos os tipos de maquiagem porém é mais indicado fazer uso dos produtos hidratantes evitando assim que a pele resseque ou fique sensível. O pó deverá ser usado somente na zona T e com a ajuda de um pincel.

Pele Mista: Para não precisar ter um tipo de produto para cada região do rosto, quem possui pele mista deverá optar por bases e corretivos livres de óleo. O pó deverá ser usado somente na zona T.

Outra questão que você deverá levar em conta na hora de escolher a textura da sua maquiagem é que tipo de cobertura você deseja.

As bases líquidas proporcionam cobertura mais suave, quase translúcida, ideal para quem deseja uma cobertura mais natural e para mulheres que possuem uma pele saudável, sem muitas manchas, espinhas e marcas.

As bases cremosas possuem uma cobertura mediana, porém é possível regular o nível de cobertura de acordo com a aplicação, espalhando bastante ela ficará mais leve.

Já as duo bases ( base e pó) e pancakes ( base, corretivo e pó) cremosos ou não, possuem cobertura total. Esse tipo de produto é ideal para ser usado à noite ou para tirar fotografias pois é o que deixa a pele o mais próximo possível da perfeição.

A maquiagem sempre deverá neutralizar e harmonizar a pele e nunca destacá-la demais. O segredo da maquiagem está justamente em ficar o mais natural possível.

Por isso é importante conhecer bem a sua pele para saber escolher e usar os produtos certos.

Para quem possui pele amarelada: Esse tom de pele será neutralizado por produtos que possuam pigmentos alaranjados ou beges.

Para quem possui pele esverdeada (oliva): O ideal é usar bases e corretivos com pigmentos beges ou amarelos.

Para quem possui pele rosada: Bases e corretivos com pigmentos amarelos irão neutralizar a vermelhidão da pele.

Pele Negra: Quem possui esse tom de pele deverá ter mais cuidado, pois além da tendência à oleosidade, alguns produtos poderão deixar a pele acinzentada ou opaca demais. O ideal é escolher bases e corretivos meio tom mais claro que a cor natural da pele. Opte por tons levemente alaranjados ou rosados e evite aqueles que possuem pigmentações amarelas ou verdes.

Comentários

Postagens mais visitadas