Fique atenta ao Prazo de Validade da sua Maquiagem


O jornal Folha de São Paulo publicou a matéria abaixo informando sobre os riscos de se usar cosméticos com data de validade vencida.



Eu acho essa informação muito importante e de grande utilidade, leia abaixo:



Maquiagem velha é campo fértil para bactérias, alertam especialistas
FLÁVIA MANTOVANI da Folha de S.Paulo

Não adianta saber passar o delineador sem borrar nenhum milímetro ou obter cílios de diva com o rímel: se você não ficar atenta a alguns cuidados básicos na hora de se maquiar, estará colocando a beleza e a saúde em risco. De acordo com uma nova pesquisa, é isso que vem acontecendo com uma grande quantidade de mulheres.

Realizado pelo College of Optometrists, no Reino Unido, o estudo foi baseado em entrevistas com 2.432 britânicas com mais de 16 anos de idade. Quase dois terços disseram usar a mesma maquiagem para os olhos por mais de dois anos seguidos --uma em cada quatro chegava a usar cada produto por mais de quatro anos. Mulheres entre 30 e 40 anos foram as mais descuidadas: uma em cada cinco usava os mesmos produtos há mais de cinco anos.

"O perigo de usar maquiagem velha é que ela se torna um campo fértil para o crescimento de bactérias, o que pode causar problemas oculares", disse à Folha a coordenadora do estudo, a optometrista Susan Blakeney. Segundo ela, não foi surpreendente a descoberta de que quase metade das mulheres que mantêm maus hábitos nessa questão reclama de coceira, lacrimejamento ou vermelhidão nos olhos.

A dermatologista brasileira Dóris Hexsel explica que os produtos de maquiagem contêm conservantes e outros ingredientes que os mantêm estáveis por um determinado período, isto é, pelo prazo de validade descrito na embalagem. "A constante manipulação dos produtos, sobretudo aqueles que vêm nas apresentações líquidas ou cremosas, aumenta a possibilidade de contaminação, da ocorrência de alergias na pele e até mesmo de infecção por bactérias", alerta.



Para ver a matéria completa, clique aqui.



Bjs.

Comentários

Postagens mais visitadas